Monday, 7 March 2016

Sobre Mandioca, Pronatec e Campus Party

Hoje estou de muito bom humor. Se você, leitor, está surpreso com isso, explico. Tenho tido provas de que o Brasil será salvo. Esta é a boa notícia. A má é que não será agora. Mas estamos no caminho.

Não é mais novidade para ninguém que estamos em um país descontrolado economicamente. Pior ainda ouvir a comandante da nação dizer que não tem metas para o Pronatec, mas que se atingí-las, irá dobrá-las. Oi??? Neste circo chamado Brasil peço que você comece a olhar para além dos noticiários. Mas quem irá salvar o Brasil? Os bancos? não. Os políticos? kkkkk não. Afirmo que são os JOVENS, a TECNOLOGIA e a BASE DA PIRÂMIDE.

Acabo de voltar da Campus Party Recife, maior evento de tecnologia para jovens do mundo, que no Brasil acontece em São Paulo e Pernambuco. Tive o prazer de ser mentor dos projetos de educação, economia criativa e negócios sociais. Mais de 5.000 jovens estiveram presentes no local, durante 4 dias, onde puderam apresentar suas ideias para o mundo e suas startups, além de trocar informações entre si. Incrível como podemos ver um outro Brasil na “Campus”. Jovens pujantes, com soluções para todas as áreas possíveis, da agricultura familiar à mais alta tecnologia médica, passando por soluções para o público deficiente e questões educacionais. E é este Brasil que o Brasil insiste em não perceber. É este momento que deixamos passar sem apoiá-los e o amanhã será pior do que o hoje. O público é diverso. Meninos e meninas. Jovens (alguns inclusive acompanhados dos pais, que acampam junto – sim, eles ficam em barracas) e não tão jovens assim (mas ainda entusiastas de uma revolução que desde pequenos ouvem falar). São jovens de todas as classes sociais. Lá, o noticiário político não entra. Eles estão focados em apresentar resultados e revelar possibilidades. Incrível ver jovens ricos e pobres unidos debatendo tantos e complexos temas. Negros, brancos, pardos e sei lá mais o que unidos, sem se preocupar com a classe social e sim com o potencial da massa cinzenta, aprimorada a cada momento no evento com palestras nacionais e internacionais, workshops e mentoria de alto nível. Eles fazem barulho, muito barulho. E ficam até a madrugada debatendo, pesquisando, se desenvolvendo, dançando inclusive (nos momentos de lazer que o evento proporciona). O Brasil que eu quero está lá. 

Ideias e negócios que inclusive são pré avaliados em milhões de dólares. Mas cadê o apoio do empresariado e das políticas púbicas? Ahhhhhh esqueçam isso. São apenas jovens sonhadores. Vamos falar da “mulher sapiens”, da homenagem a mandioca, exaltar a falta de metas !!! Vamos viver o Brasil da régua baixa, do incentivo ao consumo e não à produção de conhecimento. Existe uma crise em curso e não é de hoje. A novidade é que a solução também já está em andamento, em eventos como este que mencionei. Falta ao país, às pessoas, tomarem uma decisão. Toda grande mudança na história do mundo se deu por uma revolução, seja ela por armas, cultural e de pensamento. Que possamos escolher a revolução tecnológica agora, apoiando os jovens nascidos no período mais estimulante de suas vidas. Eles têm a solução em suas mãos e não podemos, como país, desperdiçar este potencial.

Sobre o Pronatec, considero uma grande iniciativa. Mas sinceramente, ele é sucateado e pisoteado pela lógica analógica do poder público. Que se dane o Pronatec no modelo atual, com um ministro que sequer entende do assunto ou mesmo o apoie. Façamos uma Ode, um VIVA à Campus Party. É lá que as coisas acontecem e é lá que também quero estar, como jovem, sonhador, idealista e brasileiro.  

Importante: As opiniões contidas neste texto são do autor do blog e não necessariamente refletem a opinião do InfoMoney.

The post Sobre Mandioca, Pronatec e Campus Party appeared first on Notícias Diárias.



from WordPress http://ift.tt/21RJLHI
via últimas notícias diárias de todo o mundo . Nunca perca uma outra atualização de notícias diárias assine o nosso feed rss aqui. http://ift.tt/1U9hnLw

No comments:

Post a Comment